quarta-feira, 25 de janeiro de 2012

MULHERES IDOSAS

Um email recebido hoje, com um convite para uma excursão, trouxe à tona uma reflexão sobre um grupo muito comum em viagens deste tipo: as pessoas idosas, principalmente mulheres. Fiquei pensando que os idosos demonstram interesse em dar um novo rumo às suas vidas. Viajar é uma das atividades escolhida por eles, e, uma grande maioria nestas excursões é composta por mulheres idosas.

Elderly woman, Foto de Borya, no Flickr. Alguns direitos reservados.
Percebe-se que mais mulheres que homens assumem esta fase da vida mais intensamente. Elas conseguem se envolver mais facilmente em atividades de clubes, igrejas, universidades, grupos para a terceira idade, excursões e outras atividades direcionadas a este público.
Podemos mesmo afirmar que a conquista da liberdade feminina vem redefinindo o envelhecimento das mulheres, embora ainda tenham de enfrentar desafios em uma sociedade sexista e gerofóbica, que julga a mulher por sua capacidade produtiva, por sua atratividade sexual e física.
A gerofobia, ou discriminação pela idade, que caracteriza uma sociedade orientada para a juventude, estimula preconceitos e estereótipos em relação às pessoas idosas, e, especialmente às mulheres. Sabemos que os homens também sofrem discriminação por idade, porém a mulher idosa é particularmente desvalorizada, não apenas por ser velha, mas também por ser mulher. Esta discriminação à mulher idosa está diretamente ligada ao sexismo, pois insiste na ideia de que as mulheres são reconhecidas e respeitadas apenas enquanto são atrativas e úteis ao homem e à sociedade.
As mulheres idosas têm, comparando-as aos homens, mais necessidade de cuidar da saúde, muitas possuem menos recursos materiais que eles, e uma parcela significativa delas mostra sentimentos negativos com mais frequência. Aliada a estas “desvantagens”, a mulher idosa é considerada menos atrativa e desvalorizada, ao passo que o homem ganha mais prestígio com a idade. Os mesmos cabelos brancos que fazem os homens parecerem charmosos e prestigiados, mostram uma mulher feia e decadente. Estas estruturas sociais que exigem que a mulher seja sempre jovem, bonita e produtiva, isolam as que vão avançando na idade, como se incapazes fossem para participar e contribuir com a sociedade.
Esta é uma realidade cruel para a mulher, que, ao longo de sua vida tem seu valor associado à capacidade de corresponder aos padrões sociais estabelecidos, que reforçam o patriarcado. Esta busca frenética por prolongar a juventude, a beleza e a atratividade mantém muitas mulheres, que ainda não chegaram à meia idade, reféns de um padrão, tornando a proximidade da velhice algo ameaçador e temido.
Felizmente, por um lado, há mulheres idosas que decidem utilizar seu tempo e habilidades de novas formas. Um novo trabalho, uma nova profissão, um novo casamento, um novo curso, ou outras novas perspectivas são escolhas que se apresentam e que elas adotam com energia. Por outro lado, infelizmente, há mulheres idosas que continuam solitárias, ignoradas, à mercê das desigualdades sociais, políticas e econômicas que são impostas a todas as mulheres.
Vivemos em uma sociedade sexista e gerofóbica, que valoriza a juventude, cultua a beleza e enfatiza a importância do homem, e que, consequentemente, discrimina a mulher, especialmente a mulher idosa. É responsabilidade da sociedade dar mais atenção à situação dessas mulheres, a fim de corrigir injustiças na vida delas, de forma que, envelhecer seja algo digno, tanto para homens quanto para mulheres.
Denise Rangel - Professora de Literatura Profª de Literatura e Produtora de Rodas de Leitura; Feminista; Ecoconsciente; Sturm und drang!
blogueirasfeministas.com


sábado, 21 de janeiro de 2012

Juizado de Violência contra Mulher na Paraíba

19 de Janeiro de 2012

Presidente do TJPB anuncia instalação do Juizado de Violência contra Mulher e do PJe no 2º grau

Presidente do TJPB anuncia instalação do Juizado de Violência contra Mulher e do PJe no 2º grau

O presidente do Tribunal de Justiça da Paraíba, desembargador Abraham Lincoln da Cunha Ramos, convidou os membros da Corte para solenidade de instalação do Juizado Especial de Violência Doméstica e Familiar contra a Mulher, da comarca da Capital, que ocorrerá no dia 30 de janeiro, às 16h. Na oportunidade, o magistrado confirmou a sessão solene do dia 22 de fevereiro, que vai registrar a ata de instalação das Seções Especializadas. Nessa data, os presidentes das seções tomarão posse. Serão eles os desembargadores Maria de Fátima Bezerra Cavalcanti e Genésio Gomes Pereira Filho.

O avanço do Processo Judicial Eletrônico (PJE) será ainda mais promissor a partir de 27 de fevereiro, conforme anunciou o desembargador-presidente. Isso porque, nessa data, será dado início a instalação do PJe no 2º Grau, com a digitalização das ações rescisórias e revisões criminais. A partir do dia 5 de março, será a vez da implantação do PJe nos processos administrativos. Receberão o Processo Eletrônico a Corregedoria Geral de Justiça e a Diretoria de Gestão de Pessoas. “Será um marco para o Estado, que já é pioneiro no funcionamento do PJe em varas mistas e, agora, no 2º Grau”, observou o presidente.



Ascom

Altamiro Borges: Após protesto, Sopa sai da pauta

Altamiro Borges: Após protesto, Sopa sai da pauta: Por Kerison Lopes, no sítio Vermelho : O autor do projeto de lei americano antipirataria (Sopa), Lamar Smith, declarou nesta sexta-feira (...

quarta-feira, 18 de janeiro de 2012

O PT TEM MEDO DE QUÊ?

Luiz Couto: conjuntura, papel e realidade

Postado por Walter Santos as 11:55 h
BRASILIA - O tempo de chuva no Serrado deixando o Congresso Nacional desaquecido, quase morto sem escândalos nem movimentações dos setores organizados nas comissões nem de longe pode imaginar a agonia em torno de figuras como o deputado federal Luiz Couto quase em desespero para fazer o prefeito Luciano Agra reconsiderar a desistência de disputar a reeleição.
Couto e combativos aliados fazem o ultimo esforço em torno de Agra como lógica política que pouco funciona diante da realidade e do personagem chamado Ricardo Coutinho - este, sem sentimentos, agindo pragmaticamente mudando o rumo interno do seu agrupamento político preferindo o risco e o embate incerto com a candidatura de Estelizabel já escolhida, ungida aos altares da disputa de outubro.
Diante da cena posta, a Luiz Couto resta poucas alternativas, além de sua insistência pro Agra e de seu agrupamento em favor do PSB a qualquer custa - neste ultimo caso sem mais a argumentação de força anterior, por isso ou assume a candidatura própria ele mesmo, assume a coragem exigindo do PT posição mais arrojada ou precisará refletir sobre a possibilidade de apoiar Luciano Cartaxo, porque do contrario é submissão absurda.
Em síntese, chegou a hora de Luiz Couto reavaliar a conjuntura sabendo - se que o Projeto defendido por ele em torno de Ricardo perdeu a pureza de propósitos porque, na pratica, é um projeto individualista, egocêntrico e que permite aos demais apenas partilhar algumas benesses, desde que aceitem sua soberania absoluta.
Eis a realidade nua e crua.

EXEMPLO PARA JOÃO PESSOA-

O MODO PETISTA DE GOVERNAR

http://www.youtube.com/watch?v=sNp2VgLcyjg&feature=colike

terça-feira, 17 de janeiro de 2012

ESTUPRO CAMUFLADO E AO VIVO


Esse é mais um caso que nos chega camuflado, e tenta passar mais rápido que nosso poder de raciocinar e mobilizar. E pior, mediante a forma como a rede globo e Pedro Bial tratam o crime ocorrido na “Casa Mais Vigiada do Brasil”, muitas mulheres se sentem constrangidas em, sequer acreditar, que houve realmente um estupro na casa. Que houve uma terrível violação do direito básico de uma mulher (que embora esteja no BBB, é uma mulher comum assim como todas nós): o de não ser violentada, não ter seu corpo invadido por quem quer que seja. E, principalmente: Caso isso ocorra, ter auxílio em tempo, e não ter que ver o ocorrido sendo tratado com tanto descaso, com tanto desprezo por quem deveria ter a obrigação de zelar, imediatamente, por sua integridade física e moral, a produção do programa. E ainda pior! Saber que o comentário concernente ao ocorrido por parte do ilustre e inteligentíssimo apresentador do programa foi: “O amor é lindo.” 
Socorro!!!  Não podemos ficar inertes enquanto, mais uma vez, a Rede Globo vomita na nossa cara toda a sua prepotência, seu descaso e irresponsabilidade. Pedro Bial que me desculpe, mas o participante do programa não infringiu a uma regra apenas; infringiu a LEI do Brasil. Estuprar não é uma infração, ESTUPRO É CRIME!!! Ninguém consegue perceber isso?
Sei que muitos textos têm sido escritos e publicados desde então, mas, o que isso realmente muda? Até onde esses textos atingem o ventre, o interno, os ossos, as vísceras da sociedade? Pra quem estamos escrevendo? Será que nossa indignação feminista está chegando até as mulheres reais, de carne e osso, do nosso país? Ou estamos repetindo as mesmas falas viciadas e cheias de jargões de sempre, dentro do mesmo espaçozinho medíocre do facebook? 
PLIM  PLIM  PLIM

O desafio está lançado. Esse é um monstro que atinge não a nós. Como vamos fazer para mobilizar, conscientizar, indignar e oferecer possibilidade de salvação para as milhares de mulheres que são todos os dias estupradas dentro de seus próprios casamentos? Às adolescentes apaixonadas que são estupradas por seus namoradinhos ou ficantes (idiotas), sem nem sequer saber ao certo o que esse ato significa? Ou a gente assume um papel realmente relevante para aquelas que são o objeto de nossas emblemáticas bandeiras, ou novamente muita letra no computador – assim como essas que agora estão lendo – não surtirá o mínimo efeito contra o estupro, a violência, o preconceito. A final de contas, qual é mesmo nosso objetivo? 


Ações na Justiça são válidas e urgentes, assim como a ação da polícia em investigar e punir o responsável. Mas essa não é a nossa parte. Será que já ficou fora de moda o diálogo aberto com a sociedade? Será que já nãose usa mostrar a cara nos espaços públicos de visibilidade e FALAR? Tomara que a resposta seja não, porque tenho certeza que tem muita gente boa esperando sinal de mobilização. 
Neuma de Oliveira- Jovem Feminista

domingo, 1 de janeiro de 2012

FONTE: Blog Serra de Cuité

CARTA CENSURADA PELA REDE SOCIAL




Ser cuiteense é antes de tudo, ser corajoso, e não ter medo de falar ou escrever a sua opinião. Sobretudo, entender até onde vai o papel do cidadão diante da Democracia em que vivemos.

Cuité está sofrendo a fama de uma cidade mal administrada, por pessoas que não convivem, tampouco sabe da realidade da nossa cidade. Mas será de fato, que isto ocorre? Ou será meramente um cunho “político partidário”?

Existem dois tipos de crítica: a construtiva e a destrutiva. Infelizmente, muitos não sabem distingui-las e acabam denegrindo a imagem da belíssima cidade de Cuité.

Belíssima, não por uma “maquiagem” que muitos afirmam existir, mas porque, a gestão atual não mede esforços para que a cidade não pare de crescer e torne cada vez mais Bela.

Beleza, não só por praças, mas por um conjunto de ações, voltadas a saúde, educação, esporte, lazer, emprego, infra-estrutura, enfim. Sempre com um olhar para os menos favorecidos.

1º Cuité aderiu ao selo UNICEF, a partir de 2009, ou seja, ano que a atual gestão assumiu a prefeitura. Picuí, se tem 2 selos, é porque um grupinho está no poder a 8 anos. Tempo este suficiente para conseguir tais prêmios.

Como falei, 8 anos é um tempo para correr atrás e conseguir muito.
BADO, quando passou 8 anos, transformou Cuité. Porém a administração de Dr. Medeiros arruinou tudo o que foi conquistado anteriormente.

EUDA está na luta, para reerguer a cidade. Em 3 anos, já fez muito, e repito, muito, por Cuité.

Basta olhar, a ampliação e reforma de todas as escolas e psfs do município e da zona rural, não é uma maquiagem, mas um trabalho árduo e necessário. A construção do Ginásio Poliesportivo na Escola Eudócia está em ritmo acelerado, se o último foi construído a 12 anos, prova que de fato era BADO que fazia as coisas em Cuité, e que EUDA segue seus passos, construindo mais um. A construção e inauguração do Caps. A reestruturação das praças públicas, que estavam deterioradas por atos de vandalismo, na gestão anterior. A conquista do SAMU, e a frota de automóveis que se encontra na secretaria de transportes. O resgate cultural do calendário das festividades locais, para citar: o maior e melhor São João do Curimataú. Não escrevi, nem metade de 1/3 do que a prefeita fez e irá fazer. Mas, acredito que o que escrevi é suficiente para derrubar as acusações e/ou postagens feitas.

90% dos funcionários da prefeitura de Cuité são efetivos.

Vale, ressaltar, seSÃO DE PREFEITURA QUE DIGA-SE DE PASSAGEM ''MOEDA DE TROCA '' VOCÊ VOTA NA PREFEITA GANHA UM EMPREGO . TO MENTINDO ? (Hiago Mateus Santos)

Respondam-me, e os empregos das 3 escolas estaduais de Cuité, da 4ª Gerência de Saúde e 4ª Gerência de Educação, não são empregos gerados pela troca de trabalho realizado na campanha de Ricardo Coutinho e sobretudo Gilma Germano?

Sim, cadê o Ginásio do Vidal, não é o estado, o responsável? (Enquanto a obra do ginásio no Vidal está parada, na Escola Municipal Eudócia está em pleno fervor.)

EUDA, pediu várias vezes, aos representantes do estado, e inclusive ao próprio governador, que realizasse um sonho dela, a construção de um Ginásio na E.E.E.F.M Orlando Venâncio dos Santos. (Tal pedido foi feito quando Ricardo Coutinho veio a Cuité, para o OD, para quem tem memória curta).

Enquanto ao IDH, infelizmente, não podemos mudar por enquanto um legado advindo da gestão de Dr. Medeiros. Mas, aos poucos EUDA conseguirá fazer isto.

Rede de esgoto: esta era a promessa de Cássio Cunha Lima, para a Cuité. O que aconteceu? Uma cidade esburacada, o que dificulta uma maior porcentagem no calçamento...

Enfrentar uma catástrofe natural não é simples, Cuité passou por um vendaval no ano de 2000. E não foi apenas o centro administrativo que sofreu conseqüências, mas outros órgãos públicos. Aos poucos, fomos conseguindo reerguer a cidade, devido às conseqüências deste fenômeno natural.

Cuité possui um Centro Administrativo. Em pleno funcionamento, localizado na Rua 15 de novembro, centro.

O acesso à UFCG em Cuité foi uma luta desde a implantação do centro. Luta esta, dos alunos, professores, vereadores, enfim. Fizemos protestos, passeatas. E a gestão atual tem sua parcela, nesta luta. Foram imensos pedidos e ofícios, e abaixo assinados, para que ocorresse a concretização de tal obra. Ou seja, uma obra conquistada pelo esforço dos cidadãos cuiteenses.

Enquanto aos empregos, não são apenas de favorzinhos políticos que a população de Cuité vive. A prefeitura de cuité tem trabalhado para aumentar a geração de emprego e renda da cidade, sobretudo com um olhar para os jovens. Cursos técnicos profissionalizantes; o exemplo do PROJOVEM TRABALHADOR. Projetos da UFCG, como o projeto de piscicultura. O incentivo ao artesanato local (Casa do artesão). E a ampliação do mercado público, que será um maior empreendimento para as famílias de Cuité. Não podia deixar de falar do concurso público, realizado no início do ano. A prefeitura já convocou 80% dos aprovados, independentemente do lado político deste... (Sei que é uma obrigação fazer concursos, mas apenas citei, para demonstrar, que não só tem empregos por conta de “troca de favores”).

A feira-livre demonstra um alto valor econômico na cidade, já que é uma das maiores da região, gerando renda, devido a facilidade de comercialização entre as cidades circunvizinhas.

A DEMOCRACIA EXISTE, a ditadura acabou em 1985, então se a crítica, e a LIBERDADE DE EXPRESSÃO EXISTEM. Espero que a minha humilde opinião, também seja exposta no blog (QUE CENSUROU A CARTA)De preferência (OPINIÃO DO LEITOR).

ATENCIOSAMENTE;

ARTUR MARTINS (Aluno da UEPB e ex-integrante do movimento estudantil de Cuité).