terça-feira, 26 de fevereiro de 2013

Objetivos do Milênio

Objetivos do Milênio

Atualmente, a taxa de mortalidade infantil no Brasil é de 19,3 óbitos por mil bebês nascidos vivos. Em 1990, essa taxa era de 47,1. Assim, na média nacional, a mortalidade infantil segue uma tendência de queda de 5,2% ao ano, quase o dobro dos 2,9% recomendados pela ONU. Mantido esse ritmo de queda, o taxa geral brasileira será de 14,4 mortes por mil crianças nascidas vivas em 2012.

Na Amazônia Legal, porém, a taxa registrada, em 2007, foi de 21,7 mortes por cada mil crianças nascidas vivas e, no Nordeste, chegou a 27,2. Por isso, o Pacto pela Redução da Mortalidade Infantil quer reduzir as desigualdades nessas regiões e permitir que todos os estados do Brasil alcancem ou cheguem perto dos Objetivos do Milênio.

De acordo com o ministro da Saúde, José Gomes Temporão, a redução da mortalidade infantil exige um trabalho conjunto dos governos federal, estaduais e municipais e também da sociedade, à qual cabe apoiar, monitorar, avaliar e sugerir melhoras ao sistema público de saúde do país. “É inegável que houve uma expressiva queda na mortalidade infantil nessas regiões, mas a taxa delas ainda é o dobro da do Sul e do Sudeste. Como desafios, destaco a maior necessidade de qualificação do pré-natal e das urgências e emergências obstétricas e neonatais”, afirma Temporão.

OBJETIVOS DO MILÊNIO – A ONU estabeleceu os oito Objetivos de Desenvolvimento do Milênio (ODM) em 2000, ao analisar os maiores problemas mundiais. Ao todo, 191 países assinaram o acordo, que prevê a redução da mortalidade infantil em 75% até 2015, com base nos índices de 1990.

OBJETIVOS

1 – Acabar com a fome e a miséria;
2 – Educação de qualidade para todos;
3 – Igualdade entre sexos e valorização da mulher;
4 – Reduzir a mortalidade infantil;
5 – Melhorar a saúde das gestantes;
6 – Combater a Aids, a malária e outras doenças;
7 – Qualidade de vida e respeito ao meio ambiente;
8 – Todo mundo trabalhando pelo desenvolvimento.

Veja outras informações na página http://www.objetivosdomilenio.org.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário