quinta-feira, 14 de junho de 2012

Mulheres vão às ruas em defesa do parto domiciliar

13/06/2012 - 16:51

Mulheres vão às ruas em defesa do parto domiciliar

RIO - O fim de semana será das mulheres. No Rio e em outras cidades brasileiras, haverá a Marcha do Parto em Casa. Elas sairão às ruas em defesa de direitos sexuais e reprodutivos, entre eles a escolha pelo local de parto. A ideia partiu como repúdio à decisão de Conselhos de Medicina punirem profissionais que afirmam ser da mulher a decisão sobre o local do parto.
O Fantástico, da TV Globo, publicou no último domingo uma matéria sobre o parto domiciliar. O médico-obstetra e professor da Unifesp Jorge Kuhn, um dos entrevistados, defendeu o domicílio como um local seguro para o nascimento de bebês de mulheres saudáveis com gestações de baixo risco. Segundo ele, a própria Organização Mundial de Saúde preconiza o ato.
No entanto, o Cremerj publicou uma nota no dia seguinte à matéria, informando que fará uma denúncia ao Cremesp para punir o médico-obstetra Jorge Kuhn por ter se posicionado favorável ao parto domiciliar nas condições detalhadas.
Entre as reivindições, além da defesa pelo direito à liberdade de escolha, pela humanização do parto e nascimento e pela melhoria das condições da assistência obstétrica e neonatal no país, está a denúncia às altas taxas de cesarianas que posicionam o Brasil entre os primeiros colocados do ranking mundial.
Serviço:
Marcha do Parto em Casa
Rio de Janeiro - RJ
Local: Praia de Botafogo, altura do Ibol - passeata até o Cremerj, na Rua Farani
Data: 17 de junho (domingo)
Horário: 10h
Contatos: Ingrid Lotfi (21) 9418-7500


© 1996 - 2012. Todos direitos reservados a Infoglobo Comunicação e Participações S.A. Este material não pode ser publicado, transmitido por broadcast, reescrito ou redistribuído sem autorização. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário