quinta-feira, 21 de junho de 2012

Vital e Nilda cobram ações do Governo da Paraíba acerca do aumento de 300% em assassinatos de mulheres

Vital e Nilda cobram ações do Governo da Paraíba acerca do aumento de 300% em assassinatos de mulheres


Na manhã desta quinta-feira (21) o senador Vital do Rêgo (PMDB-PB) reafirmou sua bandeira de luta ao lado da deputada federal Nilda Gondim (PMDB-PB) em prol de programas de enfrentamento à violência contra a mulher e a autonomia feminina. Neste âmbito Vital e Nilda demostraram preocupação com os dados apresentados pela Coordenadora do Centro 8 de Março, Irene Marinheiro, que disse, ontem (20), que 65 mulheres foram assassinadas na Paraíba, só este ano. Em 2011, 44 mulheres foram vítimas de mortes violentas no Estado.
Vital do Rêgo que vem acompanhando a deputada Nilda e os integrantes Comissão Mista Parlamentar de Inquérito (CPMI) que investiga a violência contra as mulheres, em alguns compromissos, já revelou estar preocupado com os dados apresentados recentemente pela Secretaria de Políticas para as Mulheres da Presidência da República onde revelam que menos de 10% dos municípios brasileiros têm delegacias especializadas no combate à violência contra a mulher. “Estamos, portanto, diante de um imenso desafio – proponho um pacto entre os poderes para o planejamento de ações que visem à consolidação da Política Nacional de Enfrentamento à Violência contra as Mulheres por meio da implementação de políticas públicas integradas em todo território nacional, como o aumento de delegacias especializadas no combate à violência contra a mulher na Paraíba. Os direitos das mulheres são direitos humanos e uma vida sem violência é um direito das mulheres”, destacou Vital.
Para, Irene Marinheiro disse que ainda há muitos casos de violência que não são denunciados, “a Lei Maria da Penha tipifica a violência contra a mulher, dividindo-os em crimes sexuais, físicos e psicológicos, mas muitas mulheres não denunciam o crime e continuam vivendo atormentadas. O lugar onde elas deveriam se sentir mais protegidas é onde são mais atormentadas e, por gostarem do companheiro, não denunciam”, disse a Coordenadora.
Recentemente o senador peemedebista conclamou os gestores paraibanos a apresentarem propostas para os projetos Mulheres da Paz e Proteção de Jovens em Território Vulnerável (Protejo), que via Ministério da Justiça investirá mais de R$ 12 milhões.
O parlamentar peemedebista vem constantemente apoiando politicas públicas em prol da autonomia feminina como a aprovação no Plano Pluri Anual de 211 metas e 50 objetivos distribuídos em 21 programas temáticos que compreendem o atendimento específico ou serviços com forte impacto na vida das mulheres brasileiras, como a ampliação e a oferta de cursos de profissionalização articulados com elevação de escolaridade, atendendo a 100 mil mulheres e o acréscimo da Central de Atendimento à Mulher – Ligue 180 para o atendimento internacional, dentre outras tantas.  Ele cita ainda algumas das ações desenvolvidas pelo prefeito Veneziano Vital do Rêgo em Campina em prol do combate a violência contra a mulher, a exemplo da Casa da Mulher que recebe vitimas de violência doméstica e que na época da sua instalação era a única unidade ativa no Estado.

Nenhum comentário:

Postar um comentário