terça-feira, 17 de janeiro de 2012

ESTUPRO CAMUFLADO E AO VIVO


Esse é mais um caso que nos chega camuflado, e tenta passar mais rápido que nosso poder de raciocinar e mobilizar. E pior, mediante a forma como a rede globo e Pedro Bial tratam o crime ocorrido na “Casa Mais Vigiada do Brasil”, muitas mulheres se sentem constrangidas em, sequer acreditar, que houve realmente um estupro na casa. Que houve uma terrível violação do direito básico de uma mulher (que embora esteja no BBB, é uma mulher comum assim como todas nós): o de não ser violentada, não ter seu corpo invadido por quem quer que seja. E, principalmente: Caso isso ocorra, ter auxílio em tempo, e não ter que ver o ocorrido sendo tratado com tanto descaso, com tanto desprezo por quem deveria ter a obrigação de zelar, imediatamente, por sua integridade física e moral, a produção do programa. E ainda pior! Saber que o comentário concernente ao ocorrido por parte do ilustre e inteligentíssimo apresentador do programa foi: “O amor é lindo.” 
Socorro!!!  Não podemos ficar inertes enquanto, mais uma vez, a Rede Globo vomita na nossa cara toda a sua prepotência, seu descaso e irresponsabilidade. Pedro Bial que me desculpe, mas o participante do programa não infringiu a uma regra apenas; infringiu a LEI do Brasil. Estuprar não é uma infração, ESTUPRO É CRIME!!! Ninguém consegue perceber isso?
Sei que muitos textos têm sido escritos e publicados desde então, mas, o que isso realmente muda? Até onde esses textos atingem o ventre, o interno, os ossos, as vísceras da sociedade? Pra quem estamos escrevendo? Será que nossa indignação feminista está chegando até as mulheres reais, de carne e osso, do nosso país? Ou estamos repetindo as mesmas falas viciadas e cheias de jargões de sempre, dentro do mesmo espaçozinho medíocre do facebook? 
PLIM  PLIM  PLIM

O desafio está lançado. Esse é um monstro que atinge não a nós. Como vamos fazer para mobilizar, conscientizar, indignar e oferecer possibilidade de salvação para as milhares de mulheres que são todos os dias estupradas dentro de seus próprios casamentos? Às adolescentes apaixonadas que são estupradas por seus namoradinhos ou ficantes (idiotas), sem nem sequer saber ao certo o que esse ato significa? Ou a gente assume um papel realmente relevante para aquelas que são o objeto de nossas emblemáticas bandeiras, ou novamente muita letra no computador – assim como essas que agora estão lendo – não surtirá o mínimo efeito contra o estupro, a violência, o preconceito. A final de contas, qual é mesmo nosso objetivo? 


Ações na Justiça são válidas e urgentes, assim como a ação da polícia em investigar e punir o responsável. Mas essa não é a nossa parte. Será que já ficou fora de moda o diálogo aberto com a sociedade? Será que já nãose usa mostrar a cara nos espaços públicos de visibilidade e FALAR? Tomara que a resposta seja não, porque tenho certeza que tem muita gente boa esperando sinal de mobilização. 
Neuma de Oliveira- Jovem Feminista

Um comentário:

  1. Nós mulheres vemos esse absurdo acontecer, mesmo sem querer ver, porque a toda hora, aliás, a todo minuto tem uma chamada desse BBB ( baixo, burro e bizarro), nos convidando a dar uma espiadinha. Como podemos tirar esse lixo de dentro de nossas casas? Simples: É só não dar ibope a essa coisa sem conteúdo, sem propósito. Rede Globo, tira essa porcaria do ar,não aguentamos mais tanta falta de inspiração desses "gênios." que pagam um milhão e meio de reais para uma mulher ser estuprada em rede nacional! Fora rede globo, fora BBB!

    ResponderExcluir