quinta-feira, 2 de fevereiro de 2012

MULHERES MIL


Mulheres Mil....(Programa do Governo Federal em parceria com os Institutos Federais de Educação do qual sou funcionária).
Poucas vezes me senti tão bem como hoje, na solenidade de conclusão da capacitação de 36 mulheres, a caminho da inclusão. O fato de ser mulher, o fato de ser indignada com a discriminação, o fato de abominar a exclusão.
O fato é que exclusão social e a pobreza absoluta tem aumentado a passos largos e o predomínio de mulheres entre os pobres é conseqüência ainda do desigual acesso feminino às oportunidades econômicas e sociais.Estamos no século XXI.....No século passado queimamos nossos sutiãs, (Bra-Burning) a ‘queima’, propriamente dita, nunca aconteceu,mas a atitude foi incendiária,conquistamos o direito de votar,encurtamos nossas saias e aumentamos nossas possibilidades,mas as estatísticas ainda teimam em nos colocar em desigualdade.
Hoje vi mulheres simples ,com dificuldades de todo tipo, se empoderando..... 
A palavra empoderando chama a atenção para a palavra “poder” e o conceito de poder enquanto relação social. O poder (na ciência política geralmente vinculado ao Estado) pode ser fonte de opressão,autoritarismo, abuso e dominação. Na proposta do feminismo,porém, é uma fonte de emancipação, uma forma de resistência.Empoderamento nessa a perspectiva é um poder que afirma, reconhece e valoriza as mulheres.
Vi essas mulheres dando o primeiro passo para o empoderamento, melhorando a auto-percepção, acreditando que são capazes de mudar suas crenças em relação à submissão e exclusão ,despertando para os seus direitos.
Direito de vida digna,direito de ser respeitada,direito de ser mulher com muito orgulho.
Vi rostos esperançosos,vi rostos orgulhosos de si mesmos,vi mulheres, vi MARIAS...

Nenhum comentário:

Postar um comentário