quinta-feira, 23 de maio de 2013

ENFRENTAMENTO A GRIPE


21/05/2013

GRIPE: Estados que não atingiram meta devem continuar vacinando


Tempo do Áudio - 2min22seg
LOC/REPÓTER: A 15ª Campanha Nacional de Vacinação contra a Gripe superou a meta de imunização estabelecida pelo Ministério da Saúde, que era de vacinar 80 por cento dos grupos que precisam ser protegidos como idosos, gravidas e crianças de colo. Até às 11 horas desta segunda-feira, foram vacinadas 32 milhões e 400 mil pessoas em todo o país. Uma cobertura de quase 84 por cento do público alvo, excluídas as doses aplicadas em doentes crônicos e presos. Dezenove estados e o Distrito Federal atingiram 80 por cento ou mais de cobertura vacinal. Mesmo com os bons resultados atingidos, o ministro da Saúde, Alexandre Padilha, recomenda aos estados e municípios que não atingiram a meta para que continuem vacinando quem faz parte dos grupos prioritários.
TEC/SONORA: ministro da Saúde, Alexandre Padilha
"Cada município agora tem que ver se tem algum grupo específico, ou de idosos, ou de pessoas com doenças crônicas em qualquer idade que não chegou a 80% da vacinação, e reforçar a vacinação. Esse é o momento para tomar a vacina, porque a vacina demora de 10 a 15 dias para começar a ter um efeito protetor. E esse efeito dura de dois meses a dois meses e meio."
LOC/REPÓRTER: A campanha teve melhor adesão entre as mulheres com até 45 dias após o parto, com 100 por cento de cobertura, seguido dos profissionais de saúde, crianças e pessoas com mais de 60 anos. O grupo das grávidas foi o que teve menor o menor índice de imunização, com 73,6 por cento. O ministro da Saúde, Alexandre Padilha, ressalta a vacina é segura e a melhor forma de prevenção antes do inverno, e destaca que as grávidas ainda podem e devem se vacinar.
TEC/SONORA: ministro da Saúde, Alexandre Padilha
"O Ministério da Saúde tem uma preocupação especial para que os profissionais de saúde, os ginecologistas, os enfermeiros que acompanham o pré-natal orientem as gestantes da importância de tomar a vacina contra a gripe. Ela pode ser tomada em qualquer momento da gravidez e as gestantes devem tomar a vacina contra a gripe."
LOC/REPÓRTER: O ministro destacou ainda a importância do uso do Tamiflu, remédio utilizado para casos de Influenza, e fez um apelo para que estados e municípios facilitem o acesso ao medicamento. Para isso, sugeriu que o Tamiflu seja disponibilizado em todas as unidades de saúde, nas UPAs e prontos socorros, facilitando assim  a prescrição pelo profissional de saúde.
Reportagem, Amanda Mendes

Nenhum comentário:

Postar um comentário