terça-feira, 14 de agosto de 2012

Mulheres vão receber este ano R$ 717 bilhões


Com mais dinheiro no bolso, o público feminino tem participação ativa no consumo, até porque são as mulheres – entre 80% e 90% - que lideram as decisões de compra nas áreas de beleza, alimentação, orçamento doméstico e produtos para os filhos.


Pesquisa realizada pelo Instituto Data Popular e publicada no site da BMFBovepa informa que devido à maior participação das mulheres no mercado de trabalho nos últimos anos a renda das brasileiras que levantam cedo, cuidam das crianças, da casa e do trabalho, será de R$ 717 bilhões em 2012. Esse montante, de acordo com o Instituto Data Popular, é 66% maior se comparado ao total recebido pelas mulheres em 2002.
O Brasil tem hoje 98,6 milhões de mulheres e 54,6% delas fazem parte da chamada “nova classe média”. Há 11 anos, esse percentual era de 38,6%. Para o Instituto, o crescimento da participação feminina no mercado de trabalho é um dos principais fatores para a melhoria da renda e não há sinais no horizonte de que haverá uma queda.
Com mais dinheiro no bolso, o público feminino tem participação ativa no consumo, até porque são as mulheres – entre 80% e 90% - que lideram as decisões de compra nas áreas de beleza, alimentação, orçamento doméstico e produtos para os filhos.
Segundo o site BMFBovespa, as mulheres representam um potencial expressivo para o setor de serviços e as empresas estão de olho na preferência feminina. O número de serviços e produtos criados para elas é maior a cada dia, por causa do potencial de influência e poder de compra. Conforme a pesquisa, apesar de as mulheres exercerem poder excepcional no poder de decisão se compra ou não um produto ou serviço, setores como o bancário, planos de saúde e fitness ainda não conseguiram conquistar plenamente o gosto das mulheres. Isto, porque alguns produtos desses setores são de difícil assimilação.
O Instituto Data Popular foi criado para produzir conhecimento de qualidade sobre o mercado popular no Brasil. A partir disso, desenvolve pesquisas para saber onde estão os consumidores desse segmento, seus hábitos de compra, visão de mundo, barreiras culturais e estratégias de mobilidade social, entre outros.
(Marcello Antunes, PT Senado)

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