sábado, 6 de julho de 2013

IPEA DIZ QUE PASSAGENS SUBIRAM 65% ACIMA DA INFLAÇÃO 2000/2012

Meus amgios,

O valor das passagens de ônibus subiu em nível 65% superior ao da inflação entre 2000 e 2012, acima do custo de automóveis particulares e da gasolina. Com isso, a demanda por transporte público registrou queda de 25%, em comparação com os anos 90, gerando um círculo vicioso que favorece, novamente, o aumento das tarifas. Esta foi uma das conclusões que se encontram em nota técnica divulgada nesta quinta (4) pelo Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea).
O Consórcio UNA 3, formado pelas empresas Andrade Gutierrez S.A., Odebrecht, Camargo Corrêa e UTC, apresentou uma impugnação ao edital da concorrência para a montagem eletromecânica da Usina Nuclear Angra 3. O Tribunal de Contas da União está considerando que os preços apresentados na licitação estariam superiores aos preços de referência para a construção de outras usinas nucleares, inclusive de Angra 2.
A decisão do consórcio de pedir o embargo da licitação é devido a comparação dos preços de 15 anos, quando as exigências trabalhistas eram completamente diferentes, os preços dos equipamentos e até mesmo as usinas nucleares usadas como paradigmas tem processos diferentes.O valor emprestado pelo Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES) às empresas do Grupo EBX, do empresário Eike Batista, soma R$ 10,4 bilhões, informou nesta quarta  (3) o banco de fomento. Em nota, o BNDES disse que o montante não chegou a ser totalmente desembolsado por causa do calendário de execução dos projetos financiados.
Uma pesquisa realizada em 2012 pelo Tribunal de Contas do Estado em 91 dos 92 municípios do RJ (a capital tem um Conselho de Contas próprio), revelou que a maioria das cidades fluminenses não tem plano para a destinação final de resíduos sólidos. E, sem esse plano, as prefeituras não tem como planejar o destino final desse lixo, muito menos buscar financiamento federal para um projeto de aterro sanitário digno desse nome.
“Encontramos situações muito complicadas, especialmente na maneira como o lixo vem sendo despejado, bem como a falta de controle das cidades. Algumas prefeituras sequer sabiam qual era a destinação do lixo”, afirmou Marconi Brasil, técnico do TCE que participou da pesquisa.
Vejam detalhes destas e outras notícias clicando no link


Nenhum comentário:

Postar um comentário