quinta-feira, 3 de janeiro de 2013

Bancada Feminina terá mais duas deputadas do PT


Bancada Feminina terá mais duas deputadas do PT

margaridasalomao-iarabernardi
Margarida Salomão e Iara Bernardi chegam à Câmara dos Deputados em 2013 para, dentre outras bandeiras, reforçar a luta das mulheres no Parlamento federal.
Margarida Salomão, que tem um extenso histórico de atuação política, é uma estreante na Câmara dos Deputados. Em seu primeiro mandato federal, a parlamentar pretende se dedicar a temas nacionais como Reforma Política e democratização dos meios de comunicação. Também planeja trabalhar questões ligadas à educação, à ciência e à tecnologia, bem como ampliar a representação da Zona da Mata mineira, buscando o desenvolvimento econômico daquela região.
Iara Bernardi já tem uma trajetória percorrida na Câmara, onde exerceu mandato parlamentar anteriormente. Na Casa, além de assumir a vice-liderança do PT no período de 2000 a 2006, atuou como vice-presidente da comissão de Educação e da comissão especial do Código Civil. Também compôs a coordenação da Bancada Feminina do Congresso.
 
Veja abaixo uma pouco mais sobre a trajetória das duas petistas.
 

Em defesa do desenvolvimento com inclusão social
Mineira de Juiz de Fora, Margarida Salomão é graduada em Letras pela Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF), mestre em Linguística pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) e doutora na mesma área pela Universidade de Berkeley (EUA). Margarida foi eleita reitora da UFJF por dois mandatos (1998 a 2006). Atualmente, é professora associada na UFJF.
Filiada ao Partido dos Trabalhadores desde 2002, ela disputou em 2008 e 2012 a Prefeitura de Juiz de Fora. Chegou ao segundo turno nas duas ocasiões. No segundo turno, em 2012, obteve 122.684 votos. Em 2010, na disputa por uma cadeira no parlamento federal, a petista obteve 79 mil votos, ficando na primeira suplência. Com a eleição do companheiro de partido Gilmar Machado à Prefeitura de Uberlândia (MG), Margarida assume a titularidade da cadeira deixada por ele.
Na Câmara, a parlamentar petista pretende se dedicar a temas nacionais como Reforma Política e democratização dos meios de comunicação. Ela planeja também trabalhar as questões ligadas à educação, à ciência e à tecnologia, bem como ampliar a representação da Zona da Mata mineira, focando sua atuação particularmente no desenvolvimento econômico daquela região.

Mulher e política em prol das minorias
A ex-deputada federal Iara Bernardi, autora do projeto de Lei (PL 122/2006) que trata da criminalização da homofobia, retoma uma cadeira na Câmara dos Deputados. Esse, projeto, considerado importante pela comunidade LGBT, foi aprovado pelo Plenário da Câmara e aguarda análise do Senado Federal.
Paulista de Sorocaba, Iara Bernardi é graduada em Ciências com especialização em Genética Humana e Oceanografia Biológica. É pós-graduada em Biologia pela Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras Nossa Senhora do Patrocínio (Itu/SP).
A parlamentar foi professora efetiva da Secretaria da Educação do Estado de São Paulo. No período de 1977/78, exerceu a função de Conselheira Estadual da Associação dos Professores do Ensino Oficial do Estado de São Paulo (Apeoesp). Além disso, assumiu como conselheira do Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente e foi eleita vice-presidente do Conselho Municipal dos Direitos da Mulher. As duas funções foram exercidas no município de Sorocaba (SP).
No PT, Iara Bernardi exerceu o cargo de vice-presidente do Diretório Municipal em Sorocaba. Atuou com membro do Diretório Estadual do PT/SP e como vice-presidente do Diretório Nacional. Iara Bernardi foi a primeira mulher a assumir uma cadeira na Câmara Municipal de Sorocaba pelo Partido dos Trabalhadores. Em 1983, foi a candidata a conquistar a maior votação já obtida por uma candidata do partido no período.
Na Câmara dos Deputados, além de assumir a vice-liderança do PT no período de 2000 a 2006, atuou como vice-presidente da comissão de Educação e da comissão especial do Código Civil . Integrou a Comissão de Desenvolvimento Urbano e compôs a coordenação da Bancada Feminina do Congresso.

(Equipe PT na Câmara)

Nenhum comentário:

Postar um comentário