domingo, 27 de janeiro de 2013

RELATÓRIO DA CPMI DA VIOLÊNCIA CONTRA A MULHERS

Goiás é 9º Estado mais violento contra mulheres

Márcia Sousa
www.aredacao.com.br Foto: Google

Um relatório contendo o balanço de visitas e diligências feitas em 17 Estados, incluindo Goiás e Distrito Federal, pela Comissão Parlamentar Mista de Inquérito (CPMI) do Congresso Nacional que investiga a violência contra a mulher, será entregue em março de 2013. A data foi escolhida pela comemoração ao Dia Internacional da Mulher. Mesmo com esforços crescentes, integrantes da Comissão garantem que ainda precisa-se melhorar muito o que diz respeito aos direitos da mulher.

A Comissão já esteve no Distrito Federal, Pernambuco, Minas Gerais, Santa Catarina, Rio Grande do Sul, Espírito Santo, Alagoas, Paraná, São Paulo, Bahia, Paraíba, Rio de Janeiro, Mato Grosso do Sul, Amazonas, Pará, Roraima, Ceará e Goiás. De acordo com os dados levantados, Goiás é o nono Estado mais violento contra as mulheres.

O documento de março deve trazer o diagnóstico da realidade de violência contra a mulher no Brasil, sugerindo a adoção de determinadas políticas públicas para a reversão dos pontos negativos. Falta de pessoal especializado, Estado carente de delegacias de atendimento à mulher e inexistência de casas-abrigo públicas em Goiás foram alguns pontos problemáticos destacados por integrantes da CPMI que investiga a violência contra a mulher no Brasil.

Violência 

A Comissão listou as 15 cidades onde mais se registra violência contra mulheres em Goiás. Dentre elas, três estão situadas na Região Metropolitana de Goiânia. Senador Canedo, que ocupa a 7ª posição, registra o maior número de assassinatos contra a população feminina: são 7,1 mortes para um grupo de 100 mil habitantes. Goiânia aparece em 9º lugar, com taxa de 6,3 mortes e Aparecida de Goiânia em 13º, com taxa 3,9 por 10 mil habitantes.

  

Nenhum comentário:

Postar um comentário