quarta-feira, 30 de janeiro de 2013

MP reúne órgãos e quer "pente fino" até em igrejas e escolas para evitar acidentes


MP reúne órgãos e quer "pente fino" até em igrejas e escolas para evitar acidentes


Autoridades locais asseguram que João Pessoa possui uma política de controle de acidentes adequada

 Na tarde desta quarta-feira (30) diversos órgãos e entidades participaram de um encontro convocado pelo promotor de Defesa dos Direitos do Consumidor, Glauberto Bezerra, para debater a liberação de alvarás e a fiscalização de casas noturnas e outros estabelecimentos que costumam reunir um grande número de pessoas, como escolas e igrejas. O objetivo da reunião foi estabelecer e planejar uma sistemática de controle e verificar possíveis falhas nesse processo para evitar ocorrências como a ocorrida na última semana no Rio Grande do Sul.
O promotor explica que problemas relacionados à segurança humana podem ser considerados acidentes de consumo, por isso ele convocou a reunião. “Tudo isso é segurança humana. Precisamos fazer um pente fino até mesmo em igrejas e escolas: todos tem obrigação de zelar pela segurança”, defende. “Nenhum estabelecimento pode estar no mercado se não tiver a segurança necessária e adequada”.
Apesar do temor em relação à acidentes em ambientes fechados após a tragédia ocorrida na cidade gaúcha de Santa Maria, as autoridades locais asseguram que o controle e prevenção de acidentes em João Pessoa tem apresentado resultados bastante positivos. O comandante geral do corpo de Bombeiros, Coronel Jair Carneiro, lembra que há cada São João registram-se menos acidentes relacionados ao manuseio de fogos de artifício e também são mais raras explosões de botijão de gás.
O Coronel recomenda que ao entrar em um local desconhecido, o primeiro passo deve ser olhar se todas as certidões do estabelecimento estão em dia. Elas costumam ficar expostas logo na entrada. Outra coisa importante, é verificar se existem e onde estão localizadas, as saídas de emergência. “Porta de entrada não é saída de emergência”, frisa. Ele explica que em uma situação de emergência, apenas a porta de entrada não vai conseguir dar vazão a todos os presentes com a rapidez necessária.
Compareceram a reunião representantes do Crea, Corpo de Bombeiros, Procons Estadual e Municipal, Diretoria de Controle Urbano da prefeitura Municipal de João Pessoa, Sindicato dos técnicos em Segurança do Trabalho.
Monica Melo
WSCOM Online

Nenhum comentário:

Postar um comentário