terça-feira, 5 de março de 2013

Assembleia Geral debate situação da mulher em reunião de alto nível

Assembleia Geral debate situação da mulher em reunião de alto nívelComitê sobre Estatuto das Mulheres deve durar até o próximo dia 15; Brasil será representado pela vice-ministra, Lourdes Bandeira.

Assembleia Geral da ONU
Mônica Villela Grayley, da Rádio ONU em Nova York.
Começou nesta segunda-feira, na sede da ONU, a 57ª. sessão do Comitê sobre o Estatuto das Mulheres.
A reunião foi aberta na Assembleia Geral e tem como tema a "Eliminação e Prevenção de todas as Formas de Violência contra Mulheres e Crianças".
Aids
Neste ano, o encontro debate ainda o papel do homem no que chamou de "responsabilidades iguais entre mulheres e homens no contexto do HIV/Aids".
Discursaram na abertura a chefe da ONU Mulheres e ex-presidente do Chile, Michelle Bachelet, e o vice-secretário-geral das Nações Unidas, Jan Eliasson.
De acordo com a ONU, até 70% das mulheres em todo o mundo serão vítimas de violência sexual ou física em algum ponto da vida. A maioria das agressões ocorre pelas mãos dos próprios parceiros.
A mutilação genital feminina atinge de 100 a 140 milhões de meninas e mulheres.
Produtividade
O custo da violência a mulheres, segundo estudos realizados em várias áreas incluindo os Estados Unidos e a Austrália, pode chegar a mais de US$ 33 bilhões, equivalentes a R$ 66 bilhões. Os prejuízos vão desde as providências dadas a sobreviventes como à perda de produtividade.
Os participantes do encontro na ONU discutirão ainda temas sobre igualdade de gênero a serem incluídos na agenda de desenvolvimento pós-2015.
O Brasil está sendo representado pela vice-ministra das Mulheres, Lourdes Bandeira.
A sessão sobre o Comitê do Estatuto das Mulheres termina neste 15 de março.

Nenhum comentário:

Postar um comentário