segunda-feira, 11 de março de 2013

Cartaxo inaugura serviço de cirurgia para mulheres vítimas de violência

A QUEM POSSA INTERESSAR - o evento no Hospital, a Secretária Socorro Borges estava presente e outras mulheres, inclusive usuárias do serviço. Mas a mídia só consegue dar visibilidade aos homens. A nossa invisilidade está muito presente na imprensa paraíbana.  sonia lacerda

 

Cartaxo inaugura serviço de cirurgia para mulheres vítimas de violência


Na oportunidade, o prefeito fez o lançamento da programação do Mês de Afirmação da Cidadania das Mulheres

O prefeito de João Pessoa, Luciano Cartaxo (PT), fez o lançamento do serviço de cirurgia reparadora para mulheres vítimas de violência, na manhã desta quinta-feira (7), no Hospital Municipal Santa Isabel. Na oportunidade, o prefeito destacou a promoção de políticas públicas integradas entre as várias secretárias do governo municipal em benefício das mulheres. Além disso, fez o lançamento da programação do “Mês de Afirmação da Cidadania das Mulheres”.
De acordo com Luciano Cartaxo, a Prefeitura Municipal de João Pessoa (PMJP) tem o objetivo é viabilizar ações preventivas para que as mulheres vítimas de violência não necessitem usufruir de iniciativas corretivas, a exemplo da realização de cirurgias de reparação.
Segundo ele, a administração municipal também busca a humanização das relações, entre órgãos, para tirar João Pessoa do segundo lugar no índice que aponta as capitais mais violentas do País.
“Nós estamos realizando um trabalho preventivo, mas também de recuperação. Infelizmente, essa é uma ação que acontece devido à violência, então não é só a recuperação física, a cirurgia ou retirada de uma cicatriz que demonstra essa política, mas o tratamento emocional e o psicológico para essas mulheres, entre outros benefícios, a exemplo da entrega de casas, assim como aconteceu na última segunda-feira com a presença da presidente Dilma [Roussef]”, disse Cartaxo.
Cirurgias
O encaminhamento das cirurgias reparadoras será dado pelo Centro de Referência da Mulher Ednalva Bezerra. O local oferece acolhimento, orientação psicossocial e jurídica, além de dar o encaminhamento necessário às mulheres que se encontram em situação de risco ou foram vítimas de agressões.
O Hospital Santa Isabel será incluído na rede de assistência à mulher vítima de violência de gênero para prestar assistência com uma equipe multidisciplinar, composta por quatro cirurgiões plásticos, dois cirurgiões gerais, dois ginecologistas e dois fisioterapeutas, além de enfermeiros, assistentes sociais e psicólogos.

PROGRAMAÇÃO
A programação do Mês de Afirmação da Cidadania das Mulheres tem palestras, estação de serviços de saúde, caminhada, passeio ciclístico, oficinas e seminários, entre outras atividades.

Na sexta-feira (8), Dia Internacional da Mulher, a partir das 19h, na Praça Rio Branco, acontecerá o show “Elas – Encontro de Gerações”, com a participação da cantora e compositora paraibana Cátia de França e as bandas Absurdos e Toque de Saia.
 
Ângelo Medeiros com Secom/JP
WSCOM Online

Nenhum comentário:

Postar um comentário