sexta-feira, 18 de maio de 2012

Defensoria Pública e Entidades LGBT mobilizam população em caminhada contra homofobia em JP

Defensoria Pública e Entidades LGBT mobilizam população em caminhada contra homofobia em JP

17/05/2012 | 17h45min

A Defensoria Pública do Estado da Paraíba e entidades de defesa dos direitos LGBT realizam uma caminhada com programação educativa, em João Pessoa, nesta sexta (18), para marcar o Dia Internacional de Combate à Homofobia.
Nesta quinta (17) a equipe de defensores esteve na Lagoa do Parque Solon de Lucena com atendimentos e orientações e amanhã entidades de defesa dos direitos das lésbicas, gays, bissexuais e transexuais fazem uma caminhada da Praça Rio Branco até o Paço Municipal onde vai haver uma reunião como o prefeito de João Pessoa, Luciano Agra (PSB).
Segundo o presidente do Movimento do Espirito Lilás (MEL), Luciano Bezerra, uma delegacia contra crimes homofóbicos é pouco para o estado.
O prefeito vai assinar o decreto de criação da Coordenadoria LGBT da Prefeitura de João Pessoa que terá a assessora de Diversidade Sexual, Simone Cavalcanti como coordenadora. A coordenadoria será vinculada à Secretaria de Desenvolvimento Social da PMJP e não terá receita maior que a assessoria tem atualmente.
O defensor público, Carlos Calixto, disse que há muitas ações de violência contra homossexuais na justiça, ele afirmou que o trabalho contra os crimes homossexuais acontece cotidianamente e que é necessário punir os casos de violência, "e as pessoas tem que denunciar para que haja punição", finalizou.
"É necessário ter mais delegacias específicas para investigar os crimes homofóbicos, onze homossexuais já foram mortos só este ano, enquanto 21 foram assassinados em todo o ano passado, é um número alarmante, pois em cidades maiores, há menos crimes, se considerarmos o tamanho da cidade, isso causa muita preocupação", relatou Luciano Bezerra, presidente do Movimento do Espírito Lilás (MEL).
"Vai ser um dia para refletir sobre a maneira como gays e lésbicas são tratados e também sobre um comportamento vergonhoso que é a homofobia, principal causa de assassinatos de homossexuais no país, explica o defensor público, Carlos Calixto, que coordena o evento.
Tendas da Defensoria e de órgãos parceiros, como a Secretaria de Estado da Mulher e Diversidade Humana, Secretaria de Estado da Saúde e Prefeitura de João Pessoa, ofereceram vários serviços à população. Foram disponibilizadas a verificação de pressão arterial, exame de glicemia, prevenção de DST/Aids, além de orientações jurídicas por parte dos defensores públicos.

Mix Brasil 

Nenhum comentário:

Postar um comentário