domingo, 13 de maio de 2012

PB é 4º em violência contra as mulheres

POLICIAL
Matéria do Jornal da Paraíba

PB é 4º em violência contra as mulheres

Paraíba ocupa a 4ª colocação no ranking nacional de mulheres assassinadas, com uma taxa de 6,8 mortes para cada 100 mil habitantes.



Homicídios, espancamentos e ameaças são os crimes mais praticados contra mulheres no país. A Paraíba vive atualmente uma situação preocupante no cenário de violência praticada contra mulheres e já ocupa a 4ª colocação no ranking nacional de mulheres assassinadas, com uma taxa de 6,8 mortes para cada 100 mil habitantes.

Com taxa de 5,2 mortes, João Pessoa figura como a 12ª capital brasileira onde mais mulheres foram assassinadas. Somente a Delegacia da Mulher da capital já remeteu à Justiça 300 inquéritos instaurados este ano e estima-se que 36 mulheres foram assassinadas no Estado em 2012.

No ano passado foram registrados aproximadamente mil casos de violência contra a mulher na delegacia.

De acordo com levantamento do Mapa da Violência 2012, do Instituto Sangari, 68,8% dos casos de violência contra mulheres acontecem no interior das residências das vítimas. Analisados em nível nacional, os dados mostram ainda que mulheres na faixa etária entre os 20 e 29 anos foram as principais vítimas de homicídio, com taxa de 7,7 a cada 100 mil. Na segunda colocação estão as mulheres com idades entre 15 e 19 anos (6,6), seguidas pelas mulheres com idades entre 30 e 39 anos (6,3).

Amordaçada e amarrada a uma cadeira por seu namorado, uma estudante universitária de apenas 19 anos é um exemplo da violência praticada contra mulheres na Paraíba. A garota era mantida em cárcere privado desde 1h30 da madrugada de ontem e só foi libertada pela Polícia Militar no final da manhã. A agressão aconteceu no apartamento do rapaz, também estudante universitário, no bairro Alto do Mateus, em João Pessoa.

A ocorrência foi registrada na Delegacia da Mulher e o agressor foi autuado em flagrante; mas como não possuía processo judicial, teve fiança arbitrada. O crime teria acontecido porque o rapaz estaria insatisfeito com o término do namoro.

Na Delegacia da Mulher da capital, os dados do Mapa da Violência podem ser confirmados. Segundo levantamento, os crimes mais registrados na delegacia são ameaças, na maior parte das vezes feitas por companheiros ou ex-companheiros das vítimas.

O Mapa da Violência também apontou que em termos de Brasil existe uma média de 51,6% de reincidência nos casos de violência praticados contra mulheres. Em João Pessoa há um grande número de casos deste tipo. “Há muita reincidência aqui na delegacia. Esposas que são frequentemente agredidas no interior dos seus lares, registram o caso na delegacia, mas posteriormente são novamente vítimas da violência doméstica”, afirmou uma funcionária, que preferiu não se identificar.

O estudo do Instituto Sangari foi realizado com base no Sistema de Informações de Mortalidade da Secretaria de Vigilância em Saúde do Ministério da Saúde. Os dados analisados são referentes ao ano de 2010.

Nenhum comentário:

Postar um comentário