terça-feira, 15 de maio de 2012

Ser assistente social é uma escolha.


Ser assistente social é uma escolha



Acordei refletindo acerca da minha escolha profissional feita há 30 anos quando ingressei na Faculdade de Serviço Social da UERJ e cheguei a conclusão que foi a escolha mais certa que fiz em minha vida, pois ser ASSISTENTE SOCIAL num país de desigualdades e dívidas históricas é um grande desafio, ao mesmo tempo que é um compromisso com a transformação social e a certeza que deixei ou posso deixar a minha marca por onde passei ou atuo como representante desta importante categoria profissional.

Nesse dia que tanto comemoramos renovo as esperanças e o meu compromisso em lutar por um Brasil justo que respeite as diferenças e garanta os direitos humanos. Relembro, ainda, o juramento que fiz em minha formatura, sobretudo quando assumi defender e lutar em defesa dos excluídos para sua efetiva inclusão social.

Tudo que possuo na vida, em especial, a consciência política e a garra para defender as idéias que acredito (que hoje são CAUSAS) , deve-se ao que aprendi com os grandes mestres do Serviço Social e amigos de estrada acadêmica e militância profissional. Portanto, renovo no dia de hoje, o compromisso em defesa de um projeto ético-politico alicerçado pela equidade, justiça, redistribuição social, solidariedade e inclusão.

Amo ser assistente social e afirmo que a consciência que possuo para dedicar à vida pelo cumprimento dos direitos humanos surgiu ainda muito jovem quando iniciei o curso de Serviço Social.

À você que ainda não conhece ou reduz a importância de ser um ou uma ASSISTENTE SOCIAL eu peço que olhe para além do senso comum para que através dos olhos da alma consiga entender o quanto temos contribuído para que o Brasil seja melhor, com mais justiça social, democracia e transparência.

Divido a certeza da boa escolha que fiz com todos às(os) assistentes sociais que já conviveram e/ou convivem comigo, em especial, àqueles que compartilham sonhos e resgatam direitos em cada atendimento ou abordagem que realizam.

Parabéns a nós que acreditamos que nada foi em vão e que um novo país precisa de Assistentes sociais transformando as realidades que atuam para efetivarem direitos sociais em busca da igualdade de oportunidades e da livre expressão.

PARABÉNS, COM ESPECIAL CARINHO AOS ESTAGIÁRIOS, PROFISSIONAIS DO NEACA, NACA-SG, NACA-Niteroi, NACA-Araruama, CEOM Zuzu Angel e CEOM Patricia Acioli, Rede de Apoio às Pessoas que convivem com HIV/AIDS, Prevenção à TB, SPM, Universidade à Vista e PELC. Obrigado a cada um que compartilhou comigo tantas reflexões e desafios durante as supervisões realizadas.

Com muita fé acredito que o Brasil será melhor, plural e efetivamente de todas e todos.
beijos no coração
Marisa Chaves
Assistente Social desde janeiro de 1986
CRESS 7ª Região, Registro 7814
Postado no FACEBOOK da Marisa Chaves

Nenhum comentário:

Postar um comentário