segunda-feira, 14 de maio de 2012

Presídios aguardam liberação de recursos para implantação completa de plano de saúde.

Matéria do Jornal da Paraíba

Plano Nacional de Saúde pode mudar situação



Desde 2008, a Paraíba foi qualificada, através da Portaria nº 1.163/08, no Plano Nacional de Saúde no Sistema Penitenciário, conseguindo apoio dos Ministérios da Justiça e da Saúde para a construção de 18 equipes do Programa de Saúde do Presídio (PSP). Até hoje, no entanto, foram implantadas apenas sete em quatro municípios, mas nenhuma atende aos presídios femininos.

“Estamos aguardando a liberação de recursos para a implantação da segunda etapa que vai contemplar unidades prisionais, dentre outras, o Centro de Reeducação Feminino Maria Júlia Maranhão, em João Pessoa”, garantiu a gerente do PSP, Sílvia Suassuna Ferreira.

A equipe mínima do PSP é composta por um médico, um enfermeiro, um odontólogo, um psicólogo, um assistente social, um técnico de enfermagem e um Agente de Controle de Endemias. A gestão do plano é de responsabilidade da Secretaria Estadual de Saúde e a gerência dos Serviços de Saúde é de responsabilidade da Secretaria de Estado da Administração Penitenciária.

Para a diretora do presídio feminino da capital, Cínthia Almeida, a implementação do plano deve melhorar e muito o atendimento das presas do Júlia Maranhão. “Sabemos que a saúde da mulher querer um tratamento preventivo ginecológico e nas atuais condições é quase impossível cuidar da saúde de mulheres que não têm isso nem fora nem dentro da unidade prisional”, afirmou.

Nenhum comentário:

Postar um comentário