quarta-feira, 23 de maio de 2012

Mulheres são convocadas para doar sangue

Hemorio: Mulheres são convocadas para doar sangue

22/5/2012 12:22,  Por Redação, com ACS - do Rio de Janeiro

Hemorrio
A atriz Aparecida Petrowky é madrinha da nova edição da campanha que visa aumentar o número de mulheres que doam sangue

Entre esta quarta e sexta-feira, das 9 às 14 horas, o Hemoriopromove a nona edição da campanha Mulher + Solidária em sua sede, no Centro do Rio. A ação busca alertar o público feminino para a doação voluntária de sangue.
Além do tema, o evento conta com outros serviços de informação e saúde para mulher como palestras sobre estresse, doenças sexualmente transmissíveis e violência doméstica, além de serviços gratuitos para saúde e beleza como aferição de pressão arterial, glicemia capilar, índice de massa corporal, shiatsu, hidratação facial e SPA para mãos e pés.
A atriz Aparecida Petrowky, que foi revelada na novela Viver a Vida, no papel de Sandrinha, conhece bem a importância da doação de sangue regular, pois, além de atriz, também é fisioterapeuta e especializada em traumato-ortopedia.
- Participar de uma campanha tão importante como essa só me enche de orgulho, pois, infelizmente a população brasileira não possui o hábito de doar sangue, principalmente as mulheres. Portanto, estou aqui para incentivar o público feminino. Venham doar sangue no Hemorio e mostrem que existe atitude correndo por nossas veias! – convidou Aparecida Petrowky.
Hoje, no estado do Rio de Janeiro, mais da metade da população é do sexo feminino. No entanto, no salão de doadores do hemocentro elas respondem por 35% do comparecimento. Nos últimos anos os índices aumentaram em 5%.
- Pode melhorar. Hoje, menos de 2% da população doa sangue, é preciso que pelo menos 4% adote a prática – alerta Neusimar Carvalho, chefe do setor de Promoção à Doação de Sangue do Hemorio.
O Hemorio é o hemocentro coordenador que distribui sangue e derivados para 180 hospitais públicos e conveniados com o Sistema Único de Saúde (SUS). Para ser um candidato à doação de sangue, é necessário trazer um documento oficial de identidade com foto (original), estar bem de saúde, ter entre 16 e 67 anos e pesar mais de 50 quilos. Jovens com 16 e 17 anos podem doar sangue com declaração expressa dos pais e / ou responsáveis, cujo modelo pode ser encontrado no site do Hemorio –www.hemorio.rj.gov.br.
Não é preciso estar de jejum, mas é importante evitar alimentos muito gordurosos nas quatro horas que antecedem a doação. Os doadores serão cadastrados e vão responder a um questionário que avalia se há alguma situação ou doença que impeça a doação de sangue e, em seguida, são encaminhados para a triagem clínica.
Para mais informações, o voluntário pode entrar em contato com o Disque Sangue (0800 282 0708), onde são esclarecidas dúvidas e informados os endereços dos outros 26 postos de coleta distribuídos pelo Rio de Janeiro.
O Hemorio fica na Rua Frei Caneca, 8, no Centro do Rio, e funciona todos os dias (inclusive sábados, domingos e feriados) das 7 às 18 horas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário