quarta-feira, 16 de novembro de 2011

A MELHOR CAMPANHA CONTRA A VIOLÊNCIA É A LEI MARIA DA PENHA









O histórico da Campanha Ponto Final
A Rede Nacional Feminista de Saúde, Direitos Sexuais e Direitos Reprodutivos integra o Conselho Diretor da RSMLAC - Rede de Saúde das Mulheres Latinoamericanas e do Caribe que vem impulsionando há muitos anos o Chamado à Ação em torno da violência contra as mulheres e meninas para dar visibilidade aos esforços realizados pelas organizações filiadas em toda a região da América Latina e do Caribe.

Em fevereiro de 2008, durante reunião na Colômbia, teve início a construção de uma nova estratégia na prevenção da violência contra as mulheres na América Latina e do Caribe. Apoiada pela Oxfam Novib, da Holanda, passou a ser articulada a Campanha we can stoped violence against women. Essa experiência já desenvolvida em países da África e da Ásia recebeu aportes políticos e teóricos do movimento de mulheres latino americano e caribenho para adaptação ao contexto dessa região. 

No ano de 2009 seguiram-se reuniões para firmar acordos sobre a execução da experiência e foi decidido que Bolívia, Brasil, Guatemala e Haiti desenvolveriam metodologia de intervenção em nível de difusão nacional, propondo uma ampla ação junto à sociedade e agentes públicos e, também intervenções de nível micro (comunitário) em experiências piloto a serem monitoradas, comparada e replicadas. Em 2010 inicia-se a implementação da Campanha Ponto Final Na Violência Contra Mulheres e Meninas, com lançamento simultâneo nos quatro países, no dia 28 de maio, retomando os impactos do fenômeno da violência na saúde de mulheres e meninas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário