quinta-feira, 24 de novembro de 2011

VIVER LIVRE DA VIOLÊNCIA

Secretário-Geral da ONU: "Direito das mulheres de viverem livres da violência é inalienável"


Nova York (RV) - Celebra-se na próxima sexta-feira, 25, o Dia Mundial para Eliminação da Violência contra a Mulher.

Numa mensagem, o Secretário-Geral da ONU, Ban Ki-moon, destaca que a violência contra a mulher é perpetrada no mundo inteiro e assume várias formas: estupros, violência doméstica, moléstia no trabalho, abusos na escola, infibulação e violência sexual durante conflitos armados.

"Trata-se de um tipo de violência cometida tanto nos países em desenvolvimento quanto nos países industrializados. A violência - e em muitos casos, a simples ameaça de violência - é um dos maiores obstáculos para alcançar a plena igualdade das mulheres no mundo" – frisa a mensagem.

"O direito das mulheres de viverem livres da violência é inalienável e fundamental. Tal direito é sancionado pela legislação internacional sobre direitos humanos e pelo direito humanitário, além de ser o centro da campanha de sensibilização denominada UNITE para por fim à violência contra a mulher" – ressalta Ban Ki-moon.

O Secretário-Geral da ONU sublinha que desde o seu lançamento, em 2008, a campanha incentivou Governos, sociedades civis, empresas, atletas, homens, mulheres e jovens do mundo inteiro a promoverem atividades, protestos e campanhas de sensibilização, desde a tutela legal até ajudas diretas para as vítimas.

"O nosso desafio é fazer com que a mensagem de tolerância zero seja forte e clara para todo o mundo. Por isso, devemos envolver diretamente a sociedade, especialmente os jovens que devem se tornar defensores dessa causa" – frisa Ban Ki-moon.

O Secretário-Geral da ONU destaca a necessidade de promover modelos de comportamento masculinos saudáveis. "Muitos jovens crescem ainda circundados por estereótipos negativos. Conversando com amigos e colegas sobre a violência contra mulher e agindo contra esse fenômeno é possível romper o círculo vicioso de comportamentos que perduram há anos" – sublinha a mensagem.

Ban Ki-moon pede aos Governos e associações do mundo para que ajudem a ONU a exterminar a epidemia da violência e construir uma sociedade mais justa, pacífica e igualitária. (MJ)

Nenhum comentário:

Postar um comentário