quinta-feira, 24 de novembro de 2011

Mulheres vitima da violência na Paraíba

Projeto prioriza moradia para mulheres vítimas de violência

Projeto prioriza moradia para mulheres vítimas de violência
Projeto de Gilma Germano prioriza aquisição de moradia para mulheres vítimas de violência

Presidente da Comissão dos Direitos da Mulher e da Igualdade de Oportunidades, a deputada estadual Gilma Germano tem atuado em favor da equidade de gênero e defendido políticas de enfrentamento à violência contra a mulher. Em setembro deste ano, apresentou o PL nº 510 /2011, que dispõe sobre a inclusão do critério de prioridade à mulher vítima de violência na inscrição para aquisição de unidade habitacional destinada às mulheres inseridas em programas de assistência.

Na sessão ordinária de 23 de novembro, a ALPB aprovou o projeto. Esta iniciativa da deputada objetiva proteger a mulher e encorajá-la a romper o círculo da violência que a acomete, tendo em vista que a quota de reserva na aquisição de uma moradia cria a possibilidade para a vítima de um recomeço de vida longe das amarras de seu agressor.

Conforme o PL, os critérios para a prioridade de reserva de unidades de moradias exigem a inscrição em grupos específicos já instituídos nos Programas de Habitação Popular do estado da Paraíba, a comprovação da violência, através de Boletim de Ocorrência, e relatório de encaminhamento e acompanhamento elaborado pelo Centro de Referência Especializado de Assistência Social – CREAS - ou outro órgão de referência de atendimento à mulher vítima de violência doméstica.

Gilma Germano, em sua justificativa, considerou os altos índices de assassinatos e os efeitos psicológicos negativos da violência contra a mulher como razões para a defesa de sua proposta: “Sem a possibilidade de ter sua própria habitação, muitas mulheres se submetem ao jugo opressivo do homem, permanecendo ao lado de quem a maltrata, e isto é perverso demais, afronta a dignidade humana delas, ” ponderou a deputada.


Assessoria

Nenhum comentário:

Postar um comentário