quinta-feira, 21 de junho de 2012

Em 2011 44 mulheres foram assassinadas, só este ano 63 mulheres assasinadas

Os dados são falaciosos, porque o 
Estado não tem um banco de dados
coletados a partir dos serviços de
saúde e das delegacias. Tem sido
usado as informações da imprensa. 
cidadã feminista

 Conforme dados da organização não governamental Centro da Mulher 8 de Março, no ano passado, 44 mulheres foram mortas, vítimas da violência doméstica, enquanto só este ano, a marca já é de 63 assassinatos. Segundo a delegada Ivanise Olímpio, titular da Delegacia Especializada da Mulher em João Pessoa e coordenadora das delegacias da mulher na Paraíba, a denúncia é primordial para garantir a segurança da mulher, no intuito de evitar que mais mortes aconteçam.
“Para se ter ideia, em 2012 já instauramos mais de 500 inquéritos em nossa delegacia, com queixas apresentadas por mulheres. De todos esses casos, apenas um acabou em morte. Depois que interrogamos o acusado e remetemos o caso à Justiça, a vítima continuou sendo ameaçada, mas não nos procurou mais. Desprotegida, o agressor, então, a matou”, disse a delegada.
 
Para ela, a estatística mostra que, ao denunciar as ameaças, o trabalho do Estado tem sido fundamental para preservar a vítima. “As denúncias têm aumentado, pois as mulheres estão mais esclarecidas, prestando queixas de todo tipo de violência, não só a física, mas a agressão moral e psicológica, também. Em contrapartida, a solução também tem aumentado. Na delegacia, tomamos todas as providências junto à rede de atendimento. Na esfera policial, a partir do momento em que a denúncia é formalizada, partimos para diligências e já adotamos as medidas protetivas cabíveis”, acrescentou.
 
Negligência – A secretária executiva da Secretaria da Mulher e da Diversidade Humana, Gilberta Soares, alerta que a negligência das mulheres nos casos de violência doméstica contribuem para o aumento das agressões. “Orientamos as mulheres a não negligenciar. Se a mulher perceber que o comportamento do companheiro não muda, que as agressões começam a acontecer constantemente, elas devem avisar as autoridades, a família, aos vizinhos. A negligência só aumenta os casos de violência’, disse Gilberta.
Os vizinhos e amigos também são fundamentais na denúncia da violência contra a mulher, segundo a secretária executiva. A partir da Lei Maria da Penha, qualquer pessoa pode denunciar. “A Lei pode ser aplicada mesmo que a mulher agredida não denuncie  a violência sofrida. Nesses casos, a denúncia poderá ser feita por vizinhos, parentes, amigos ou qualquer outra pessoa”, explicou. A Delegacia de João Pessoa funciona 24 horas, todos os dias. O telefone para denúncias e informações é o (83) 3218-5316 ou (83) 3218-5317.


 

Nenhum comentário:

Postar um comentário