quarta-feira, 27 de junho de 2012

FEMINICÍDIO OU FEMICÍDIO NA PARAÍBA



Feminicídio ou Femicídio é o assassinato de mulheres por motivo de gênero em meio a formas de dominação, exercício de poder e controle sobre as mesmas.








O feminicídio resulta de ações caracterizadas pela violação contínua e sistemática dos direitos das mulheres e dos direitos humanos.
O conceito de “assassinato baseado em gênero” foi introduzido por Diana Russell e Jill Radford no livro Femicide: The Politics of Woman Killing (“Femicídio: a Política da Matança de Mulheres”), publicado em 1992.



Na América Latina e no Caribe, os assassinatos de mulheres e meninas têm se intensificado ao longo dos últimos anos. Na década de 90, os assassinatos de mulheres em Ciudad Juárez, no México, atraíram fortemente a atenção pública e alcançaram uma repercussão que afetou todos os países vizinhos.




A violência contra as mulheres é um dos mais sérios problemas que afetam essa região, um problema que, em suas forma mais extrema, resulta no assassinato de centenas de mulheres e meninas e pode incluir torturas, mutilações, crueldades e/ou violência sexual. Este tipo de violência foi especificamente definido em alguns países como femicídio e, em outros, como feminicídio.




O assassinato baseado em gênero pode existir tanto durante tempos de guerra quanto de paz. Ele pode ser cometido por pessoas conhecidas da vítima (maridos, namorados, membros da família, amigos) ou desconhecidas (estupradores, assassinos, grupos criminosos).
O que todos os assassinatos têm em comum é a sua raiz a partir de relações desiguais de poder entre homens e mulheres, que atribuem às mulheres uma posição de maior vulnerabilidade e limitam, assim, a sua capacidade de usufruir os direitos à vida, à integridade pessoal, à liberdade e ao processo jurídico.



O femicídio/feminicídio acontece quando o Estado não garante a segurança das mulheres ou cria um ambiente no qual as vidas das mulheres não estão seguras nas suas comunidades e lares. Ele também ocorre quando as autoridades não cumprem suas tarefas legais da maneira devida.

"Mulher leva dois tiros enquanto amamentava em Cruz das Armas- João Pessoa - Pb.

Aline Pereira de Santana, 22 anos, estava dando de mamar a seu filho de apenas 1 ano de idade, quando foi atingida com dois tiros na noite desta terça-feira (26). "



O femicídio/feminicídio acontece quando o Estado não garante a segurança das mulheres ou cria um ambiente no qual as vidas das mulheres não estão seguras nas suas comunidades e casas. Ele também ocorre quando as autoridades não cumprem suas tarefas legais da maneira devida. Esse caso de Aline Pereira de Santana, é um exemplo da insegurança das mulheres nas comunidades e lares. cidadã feminista


  


Nenhum comentário:

Postar um comentário