quarta-feira, 5 de setembro de 2012

Água para Todos beneficia 2,5 milhões de moradores do Semiárido


05/09/12 - 11h5
Água para Todos beneficia 2,5 milhões de moradores do Semiárido
Entrega de cisternas já beneficiou mais de 2,5 milhões de pessoas na região (Imagem: EBC)

Programa entrega cisterna de número 500 mil na região e mais 28,5 mil serão construídas até o final de 2013


Nos últimos nove anos, os moradores da região do Semiárido vem sendo beneficiados com a entrega de cisternas para amenizar os efeitos da seca. Nessa terça-feira (4), a região recebeu a cisterna número 500 mil por meio do programa Água para Todos. Ao todo, mais de 2,5 milhões de pessoas foram beneficiadas pelos tanques entregues.
A cisterna de placas de cimento, para captação e armazenamento de água da chuva, é uma tecnologia social de baixo custo e pouca complexidade. Garante o acesso a água para consumo à famílias residentes na zona rural de municípios que sofrem com os efeitos da seca, e da falta de água de boa qualidade para consumo humano. “Com capacidade para 16 mil litros, a cisterna atende ao consumo de uma família de cinco pessoas por período médio de sete meses”, explica a secretária nacional de Segurança Alimentar e Nutricional do MDS,  Maya Takagi.
Até o fim de 2013, serão construídas mais 28,5 mil cisternas de placa para consumo e 1.650 para produção no Semiárido da Bahia, do Ceará, da Paraíba e do norte de Minas Gerais. A ação faz parte de uma parceria firmada entre o Ministério da Integração Nacional e o Banco do Nordeste (BNB).
Água para Todos
O Água para Todos é coordenado pelo Ministério da Integração Nacional e faz parte do Plano Brasil Sem Miséria, instituído pelo governo federal em julho de 2011 para erradicar a pobreza extrema. A Companhia de Desenvolvimento dos Vales do São Francisco e do Parnaíba (Codevasf) já instalou mais de 13 mil cisternas em 27 municípios, em áreas rurais prioritariamente situadas no semiárido nordestino brasileiro, envolvendo recursos da ordem de R$ 65 milhões.

Nenhum comentário:

Postar um comentário