sexta-feira, 28 de setembro de 2012

Universitários recebem Haddad e Lula


Eleições 2012: Universitários recebem Haddad e Lula
Ex-presidente Lula e o candidato Fernando Haddad falam aos estudantes (Foto: Paulo Pinto)

Fernando Haddad e o ex-presidente Lula falaram de grandes programas criados pelo candidato quando era ministro da Educação, como o ProUni, o Fies e o Pronatec


Fernando Haddad e o ex-presidente Lula foram recebidos em uma grande plenária nesta quinta-feira (27) por estudantes universitários na Uninove Memorial, na Barra Funda, zona oeste da cidade. Lá, falaram dos projetos de Haddad para São Paulo e de grandes programas criados pelo candidato quando era ministro da Educação, como o ProUni, o Fies e o Pronatec.
Apresentado pelo presidente da UNE, Daniel Iliescu, e pela vice-presidenta da entidade, Clarissa Alves, o evento teve a participação de outros líderes estudantis e depoimentos de bolsistas do ProUni - programa criado por Haddad que colocou 1 milhão de jovens pobres na universidade. “Agora, a gente pode ir além, pode ser o que a gente quiser”, afirmou o bolsista James Hermínio.
Nádia Campeão, candidata a vice de Haddad, disse que é hora de os estudantes entrarem com força no debate eleitoral. “Usem o senso crítico típico da juventude nos debates desses últimos dias. Não é possível um candidato não ter plano de governo. Isso é desrespeito à população.”
Lula começou seu discurso rebatendo os ataques dos adversários. “Devemos nos orgulhar. No nosso governo, quem faz algo errado é julgado. No deles, era tudo engavetado. Na nossa casa, quando o filho é suspeito, nós investigamos, não culpamos o vizinho, como eles fizeram. E, se juntarmos todos os presidentes do Brasil, eles não criaram tantos instrumentos para combater a corrupção como nós criamos em oito anos.”
Lula também falou que Haddad é o melhor candidato para São Paulo porque “um prefeito precisa produzir humanidade, fraternidade, unir as pessoas”. E ressaltou o trabalho de Haddad no Ministério da Educação. “Ele tem a habilidade extraordinária de saber ouvir. E saiu o Prouni. Conseguimos usar o imposto que já não era pago pelas universidades privadas para transformar filha de pedreiro em médica.”
Haddad iniciou o discurso dizendo que sempre se sente professor, referindo-se à sua vida acadêmica na Universidade de São Paulo. “Era uma dor ver uma pessoa que quer estudar e não pode.”
O candidato do PT explicou a origem do ProUni, contando que foi sua mulher, Ana Estela, quem o estimulou a levar a ideia - nascida quando ele atuava na prefeitura de São Paulo - para o governo federal. Relatou também a luta para a aprovação do programa no Congresso e até no Judiciário. “Hoje, o ProUni está consolidado.”
“O que me deixa feliz com o ProUni não é só que o pobre entrou na universidade. É porque o negro entrou na universidade. Isso é o resgate de uma dívida histórica”, completou.
Haddad também falou de programas que implantará em São Paulo na área do ensino, como a educação de tempo integral - “Que não chegou a São Paulo, mas chegou a 32 mil escolas públicas do Brasil, pela mesquinhez da administração local” - e a construção da Universidade Federal da Zona Leste. “O presidente Lula fez um acordo com o prefeito Kassab há três anos para construir a Universidade. O prefeito não desapropriou (o terreno) até agora. Falta este elo para completar o anel unviersitário em torno de São Paulo.”
#REDEPT13

Nenhum comentário:

Postar um comentário