terça-feira, 16 de outubro de 2012

Assustador: Grande João Pessoa é a 9ª região mais violenta do mundo


Assustador: Grande João Pessoa é a 9ª região mais violenta do mundo


Dois estudos divulgados nesta terça-feira (dia 16) revelaram um dado estarrecedor: a Grande João Pessoa está entre as dez regiões mais violentas do mundo. As estatísticas foram fornecidas, ironicamente, pela Secretaria de Segurança Pública do Estado e também pelo Conselho Cidadão Para a Segurança Pública e Justiça Penal, órgão sediado no México, que tem cinco cidades no ranking 10.
Segundo o Conselho Cidadão, a cidade mais violenta do mundo é San Pedro Sula, em Honduras, com uma taxa de 158,87 pessoas assassinadas a cada grupo de 100 mil. A Grande João Pessoa viria em nono lugar nesse ranking, ao apresentar uma taxa de aproximadamente 80 homicídios em cada 100 mil habitantes. Pelo menos é que se pode deduzir dos números da Secretaria de Segurança.
Segundo a SSP, de janeiro a setembro de 2012, portanto nos nove primeiros meses do ano, foram registrados 1.146 assassinatos, sendo que apenas 600 na Grande João Pessoa, compreendendo a Capital (742 mil habitantes), Santa Rita (121 mil), Bayeux (100 mil) e Cabedelo (60 mil), somando cerca de um milhão de pessoas. O que projeta cerca de 800 homicídios em 12 meses.
Fazendo as contas, teremos que o número de assassinatos (oficiais) na região metropolitana atingiu aproximadamente 80 mortes por grupo de 100 mil paraibanos. Esse número coloca a Grande João Pessoa na nova posição do ranking do Conselho Cidadão Para a Segurança Pública e Justiça Penal (http://www.seguridadjusticiaypaz.org.mx/sala-de-prensa/541-san-pedro-sula-la-ciudad-mas-violenta-del-mundo-juarez-la-segunda).
Uma longa reportagem no site da revista Exame traz o ranking das cidades mais violentas do mundo, com seus respectivos números de homicídios por grupo de 100 mil (http://exame.abril.com.br/mundo/noticias/as-10-cidades-mais-violentas-do-mundo#1).

Nenhum comentário:

Postar um comentário