sexta-feira, 5 de outubro de 2012

Cresce participação das mulheres nestas eleições municipais


05/10/12 - 15h5
Cresce participação das mulheres nestas eleições municipais

A participação das mulheres na disputa eleitoral deste ano cresceu significativamente. Quase duas mil mulheres são candidatas à prefeita.


O número subiu de 10,3% em 2008 para 12,8% (1.941 dos 15.097) dos candidatos ao pleito desse ano. A disputa por uma vaga nas Câmaras de Vereadores também cresceu. Passou de 22%, nas eleições de 2008 para 31,8%, ou 130 mil candidatas, nas eleições de 2012. 
O crescimento no número de candidatas às câmaras municipais pode ser consequência da decisão do Tribunal Superior Eleitoral (TSE) de fazer cumprir a exigência da cota mínima de 30% de mulheres entre os candidatos inscritos nas eleições proporcionais (para vereador, deputado estadual, distrital e federal).
Na avaliação da coordenadora da bancada feminina, deputada Janete Rocha Pietá (PT-SP), mas do que cotas para candidatas é preciso garantir a eleição de mais mulheres no País. “Isso só poderá ocorrer se a reforma política contemplar o voto em listas fechadas, com alternância de sexo dentro das listas”, advertiu Pietá.
A deputada Érika Kokay(PT-DF) defendeu também maior tempo de televisão para as mulheres, o financiamento público de campanha e a igualdade de oportunidades nas campanhas eleitorais.
Para a deputada Érika Kokay, apesar do crescimento da participação feminina na disputa deste ano, o percentual de mulheres na política é “absolutamente vergonhoso”  e “atenta contra a democracia”.  Em sua avaliação, “usamos burcas invisíveis, já que há apenas 8,7% de mulheres na Câmara, número aquém da representatividade feminina do País”.
As deputadas petistas citam estudo da União Interparlamentar, ligada à Organização das Nações Unidas (ONU), no qual o Brasil ocupa o 120º lugar, na proporção de mulheres nos Parlamentos, ficando atrás de países islâmicos como Paquistão, Sudão e Emirados Árabes Unidos.
Dos mais de 5.500 municípios brasileiros, apenas 51 deles terão somente mulheres como candidatas na disputa pela prefeitura. É o caso de Mimoso de Goiás, uma pequena cidade do entorno de Brasília, onde há apenas duas candidatas: Miriã Vidal, atual prefeita, que busca a reeleição e Rosana Balestra, que estreia na política.  Segundo dados do TSE, em 2008, 32 cidades não tinham homens entre os concorrentes ao cargo.

#REDEPT13

Nenhum comentário:

Postar um comentário